1 – Deverão estar trabalhando sempre 2 Vigilantes, 24 horas. No horário das 17h00 as 10h00 - 3 Vigilantes
2 – Os Vigilantes deverão estar se comunicando pelo rádio, pelo menos a cada 15 minutos, com o objetivo de terem a certeza de que está tudo bem.
3 – A cada 30 minutos, um Vigilante deverá avistar (ver fisicamente) o outro Vigilante, para terem a certeza de que tudo está bem, encontrando-se nos pontos conforme determinado.
4 – Em caso de qualquer irregularidade, o Vigilante deverá imediatamente chamar a Polícia / Guarda Municipal – 190 e 1532 e comunicar o coordenador, Lula ou Marcia.
5 - Em caso de irregularidades leves, como, por exemplo, esquecimento de portão ou janela aberta, etc…, o Vigilante deverá informar o Lula e a Márcia, que irão ligar para o proprietário, informando-os da irregularidade.
6 – Se o Vigilante verificar que algum morador esqueceu o portão aberto, deverá acionar Lula / Márcia, mantendo uma distância segura da residência, por causa de cachorro e também pela possibilidade de estar ocorrendo um assalto.
7 – Se o bairro estiver sendo visitado por vendedores / pedintes, etc.., os Vigilantes deverão fazer um acompanhamento à distância dessas pessoas.
8 – Todas as vezes que um morador estiver chegando ou saindo de casa, o Vigilante deverá fazer uma “cobertura”, ou seja, uma vigilância desse momento, a uma distância segura, preferencialmente parando numa esquina em que possa também estar olhando uma outra rua. Mesmo que o morador não tenha solicitado a cobertura.
9 – Todas as vezes que um morador solicitar a presença do Vigilante porque está chegando ou saindo de casa, o Vigilante deverá locomover-se o mais rapidamente possível a esse local, avisando o morador do tempo estimado para isto.
10 – Se mais de um morador solicitar no mesmo momento a presença do Vigilante, os Vigilantes deverão atender aos moradores por ordem de solicitação, avisando o tempo estimado, a menos que se trate de uma emergência.Neste caso o Vigilante deverá informar que a demora é em razão de outra cobertura solicitada.
11 – Se algum carro suspeito parar no bairro, os Vigilantes deverão fazer um acompanhamento à distância, e se o veículo suspeito permanecer no bairro, os Vigilantes deverão chamar a Polícia.
12 – Se algum cachorro feroz escapar de alguma casa, os Vigilantes deverão ligar para Lula e Márcia, para que entrem em contato com o morador, fazendo uma companhamento e alertando as pessoas para evitar um ataque do cachorro.
13 – Se disparar um alarme de alguma casa, os Vigilantes deverão entrar em contato com o Lula e Márcia, para entrarem em contato com o morador, se o alarme disparou por acidente, e solicitando que o mesmo seja desligado. Obviamente, se o alarme disparar e os Vigilantes perceberem qualquer irregularidade, a Polícia deverá ser chamada imediatamente.
14 – Os Vigilantes deverão alternar os momentos de pausas (refeição, banheiro, etc…) avisando o outro Vigilante de que o mesmo encontra-se “sozinho” naqueles momentos. Porém, a comunicação pelo rádio deve ser mantida o tempo todo. Deve ter um horário fixo, de almoço e lanche, em cada turno, e divulgado a todos os moradores.
15 – Os Vigilantes devem fazer a Ronda em baixa velocidade, olhando com cuidado para as residências, observando portões, portas, janelas, etc…, e em se encontrando alguma irregularidade, Lula e Márcia deverão ser comunicados. Não havendo resposta do morador, a Polícia deverá ser chamada.
16 – Os Vigilantes devem fazer paradas de vigilância, sempre em locais seguros para eles mesmos (bem iluminado) e entre cruzamentos de ruas, de maneira que possam vigiar o maior número de residências possíveis, e também serem facilmente vistos, conforme orientação do Lula e Márcia.
17 – As Rondas deverão ser de forma aleatória, ou seja, com caminhos diferentes, às vezes voltando e passando várias vezes pelo mesmo local, de maneira que a chegada do Vigilantes seja muitas vezes imprevizível, conforme instrução do Lula e Márcia.
18 – Os Vigilantes deverão fazer pequenas Rondas à pé, para observarem um pouco melhor determinados locais, conforme orientação do Lula / Márcia.
19 – Os Vigilantes deverão estar a maior parte do tempo em locais diferentes, cobrindo a maior área possível do bairro, conforme orientação do Lula/Márcia.
20 – Os Vigilantes deverão andar juntos apenas quando ouver alguma necessidade (emergência, perigo, etc…), conforme orientação do Lula/Márcia
21 – A conversa com os moradores deve ser a mínima possível para não prejudicar a Ronda.